domingo, 25 de julho de 2021

PETER PAN (2003)


Nota 8 Mais fiel ao conto original, longa não abre mão de temas abrandados em outras adaptações


Quem não conhece o conto do garoto que se recusava a crescer e tinha a sorte de viver em um mundo fantástico onde tudo é possível e a diversão não tem limites? A história foi criada no início do século 20 pelo dramaturgo inglês J. M. Barrie, que baseou-se no espírito criativo e aventureiro de um grupo de crianças que conhecera por acaso, e a literatura, o teatro e a televisão já se inspiraram no conto inúmeras vezes, assim como o cinema, sendo a versão em animação da Disney datada de 1953 considerada a melhor adaptação do texto. Isso até que exatos cinquenta anos depois finalmente foi lançada uma adaptação com atores de verdade digna de elogios. Bem antes da moda de relançar desenhos clássicos em formato live action, não foi da casa do Mickey Mouse que saiu tal produção. Peter Pan, do cineasta e roteirista P. J Hogan, levou quase duas décadas para se tornar realidade e conseguiu a proeza de ser mas fiel a trama original, não excluindo passagens mais sombrias ou românticas vivenciadas pelo personagem-título. Todavia, o filme deveria levar o nome de Wendy Darling, papel de estreia da elogiada Rachel Hurd-Wood. É esta pré-adolescente a responsável pelo conflito principal do enredo coescrito por Michael Goldenberg. Brincalhona e aventureira, sua maior diversão é inventar histórias para entreter antes de dormir seus irmãos mais novos João (Harry Newell) e Miguel (Freddie Popplewell), mas as noites de encanto e magia estão ameaçadas desde que a tia Millicent (Lynn Redgrave) chama a atenção dos pais da garota ao fato dela estar crescendo rapidamente. 

O problema é que para esta senhora amadurecer é sinônimo de seriedade e conformismo. Ela revela que Wendy está a ponto de desenvolver "um beijo escondido no canto dos lábios", uma maneira delicada de dizer que a garota estaria pronta para se apaixonar e, consequentemente, entrar na vida adulta.  A tia defende que um bom relacionamento não se baseia necessariamente em sentimentos, basta o companheiro oferecer uma vida confortável à esposa que o amor naturalmente se desenvolve com o tempo. Para arranjar um pretendente a altura para a sobrinha, Millicent insiste que o Sr. Darling (Jason Isaacs) passe a frequentar festas e eventos e bajule ao máximo seu patrão, tudo para que se posicione melhor profissional e socialmente. No entanto, a notícia que mais desestabiliza a família é a de que chegou a hora de Wendy ter seu próprio quarto, o que para as crianças significa a extinção das noites embaladas por divertidos e criativos contos que lhes proporcionavam deliciosos sonhos. Seria uma grande decepção também para Peter Pan (Jeremy Sumpter), um garoto com dons especiais que viaja todas as noites até Londres para visitar secretamente a residência dos Darling e também acompanhar tais histórias. Sempre acompanhado de sua fiel e temperamental amiga fada Sininho (Ludvine Sagnier), certa vez ele perde sua sombra na casa da menina e na tentativa de recuperá-la acaba sendo descoberto, mas rapidamente se enturma e convida os novos amigos para irem viver na Terra do Nunca, um lugar que é pura fantasia e onde ninguém tem a obrigação de crescer. 


As crianças que vão para tal lugar mágico não tem preocupação com o antes ou depois, somente o agora importa e procuram se divertir até não poderem mais.Tudo seria perfeito, mas Wendy tem consciência da realidade que deixar de ser criança é preciso, por mais doloroso que isso possa parecer. Ela também sente o peso de se apaixonar por Peter, um ser que se recusa a amadurecer e foge de responsabilidades, assim o relacionamento entre eles não teria futuro. A descoberta da sexualidade implícita no conto original é abordada de forma singela por Hogan, mas há outros aspectos de sua trama igualmente interessantes, como as dúvidas quanto a passagem para a vida adulta. À primeira vista, pode ser interpretada como uma analogia à perda da inocência e quanto as dificuldades deste período de transição, mas também coloca em discussão a importância das relações familiares, da solidariedade e da crença em sonhos. Todos esses temas são oferecidos ao espectador em embalagem luxuosa. Na época, com uma enxurrada de produções calcadas na fantasia pegando carona no sucesso do universo de Harry Potter, Hogan apostou alto na criação da Terra do Nunca com cenários ricos em detalhes, multicoloridos e sombrios quando necessário. Nuvens de algodão, o Sol com feições e as mudanças de clima dependendo do humor do seu ilustre habitante acentuam o caráter onírico da produção.

E o famoso Capitão Gancho? Claro que ele marca sua presença sendo interpretado com vigor pelo versátil Isaacs, o mesmo que também dá vida (se é que podemos dizer assim) ao apático Sr. Darling. Quando é influenciado a tomar a decisão de que chegou a hora de ser reconhecido como alguém de sucesso, de certa forma o patriarca também assume o papel de vilão aos filhos, propondo uma ruptura no relacionamento das crianças. Wendy ao encontrar o arquiinimigo de Peter não esconde seu fascínio pelo pirata, justificando a boa sacada de Isaacs se dividir entre dois papéis. Aliás, Gancho é um personagem dos mais interessantes. Quando entra em cena, digamos que ele está prestes a se aposentar após Peter deixar a Terra do Nunca, mas com o retorno do garoto o vilão parece voltar à ativa com ânimos renovados. É como se sua existência só fosse justificada pelo eterno conflito com o jovem herói, assim derrotá-lo é um objetivo, mas ao mesmo tempo um fato indesejável. Em tempos em que as crianças se desenvolvem com rapidez assustadora, mas em geral sem o tempo suficiente para compreenderem que para crescer é necessário certos aprendizados e deixar para trás muitas coisas, a adaptação de Hogan mostra-se bastante pertinente. Seu trabalho na verdade soa como uma metáfora a realidade de que as garotas amadurecem antes dos rapazes, tanto física quanto mental e emocionalmente. Quem nunca ouviu falar da tal síndrome de Peter Pan? E olha que não faltam marmanjos por aí para comprová-la. 


Apesar da crítica implícita aos homens que não querem assumir responsabilidades e levam a vida como uma grande brincadeira, optou-se pela primeira vez no cinema ter no papel-título um garoto. Em outras empreitadas talvez houvesse o medo de que um jovem não compreendesse a complexidade do personagem, mas Sumpter trabalha feito gente grande deliciando-se com falas cínicas e cheias de indagações a respeito de trivialidades e mostra-se atencioso em gestos e olhares, assim como Hurd-Wood que na época chamou a atenção com seu desempenho sincero e encantador. Fazendo um filme aqui outro acolá, uma pena que as carreiras dos jovens não decolaram rumo ao sucesso. Também é lamentável que a fita tenho sofrido com rejeição a seu conteúdo. Além das dificuldades para driblar o fato de que o conto é de domínio público e diversas adaptações tiraram seu brilho original reduzindo ao mínimo sua natureza mais melancólica, Peter Pan também foi criticado por explicitar a atração sexual de Wendy e o protagonista e até mesmo por insinuar uma relação incestuosa entra a menina e Gancho. Bobagens de pessoas hipócritas e mentes vazias.

Aventura - 107 min - 2003

PETER PAN (2003) - Deixe sua opinião ou expectativa sobre o filme
1 – 2 Ruim, uma perda de tempo
3 – 4 Regular, serve para passar o tempo
5 – 6 Bom, cumpre o que promete
7 – 8 Ótimo, tem mais pontos positivos que negativos
9 – 10 Excelente, praticamente perfeito do início ao fim
Votar
resultado parcial...

Nenhum comentário: