sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

OPERAÇÃO PRESENTE

NOTA 9,0

Família Noel procura modernizar
seu esquema de entrega de presentes,
mas quando há uma falha a salvação
para o Natal pode ser o tradicionalismo
Dia 25 de dezembro, é Natal, e os chatos de plantão podem reclamar a vontade, mas não dá para comemorar a data sem curtir um filminho natalino. Todos sabem o que vamos encontrar neles e talvez seja justamente a repetição de mensagens edificantes o que torna tal programa irresistível em uma época em que a maioria está embriagada pela valorização do espírito de união, amor e solidariedade. Geralmente com roteiros que flertam com o drama e a comédia, basicamente tais obras lidam com o tema da recuperação do conceito original desta data festiva e a animação Operação Presente não foge à regra, mas basta um pouco de criatividade para dar certo ar de novidade à produção. Como o Papai Noel entrega tantos presentes em todo o mundo em uma única noite? Tentando responder a essa pergunta que milhares de crianças certamente fazem todos os anos, este desenho traz toques de modernidade em sua narrativa como uma mega operação de confecção e distribuição de presentes com o que há de mais moderno e o sempre necessário núcleo familiar disfuncional desta vez é representado pelos próprios parentes do bom velhinho. A narrativa nos apresenta à Arthur, o filho do Papai Noel, este que não é um milenário ancião como muitos pensam. Ele é o vigésimo homem de uma mesma linhagem a ocupar a vaga ao longo de mais de mil anos de distribuição de presentes, mas as coisas se complicaram comparando-se os dias de hoje com os primórdios desta atividade. A população mundial cresceu de forma descomunal tornando inviável a entrega de todos os presentes ao longo da madrugada natalina, nem mesmo com todo o clã Noel se esforçando ao máximo. Assim, hoje o aposentado e rabugento Vovô Noel, a prestativa Mamãe, o aficionado por tecnologia Steve, apontado como o sucessor do bom velhinho, o próprio Papai, Malcolm, em seus últimos dias usando a roupa vermelha, e ainda o caçula desajeitado Arthur, além de milhares de elfos, viajam em uma moderna e potente aeronave e comandam uma estratégica operação para entregar os brinquedos, praticamente um plano de guerra. O metódico Steve é quem organiza tudo, contudo, mesmo com todo o seu perfeccionismo as coisas não saem como esperado.

Neste Natal, após terminarem as entregas, é descoberto que uma menina que mora em Cornualha, na Inglaterra, não recebeu a bicicleta que pediu e certamente deixará de acreditar na magia do Natal. Como é mostrado logo na introdução, hoje em dia com a internet ficou fácil para qualquer um fazer pesquisas sobre o Pólo Norte e ficar frustrado ao não descobrir nada sobre o Papai Noel, mas Steve, sua família e seus funcionários estão lá e não podem ser esquecidos, caso contrário toda uma engrenagem será desconstituída e muitos ficarão desempregados. Para a surpresa de todos, é o desacreditado Arthur que então decide fazer a entrega deste último brinquedo e de quebra provar que um dia ainda poderá ser o bom velhinho, ainda que Malcolm não se sinta pronto para abandonar a função acreditando que sua vida perderá o sentido sem ter trabalho. Com a ajuda de Vovô Noel e de Bryony, uma elfa embaladora, o jovem embarca com toda a coragem do mundo no bom e velho trenó puxado pelas renas. Em sua estreia como roteirista e diretora, Sarah Smith propõe uma discussão sobre o antigo versus o moderno. Enquanto Steve acha que pode fazer um trabalho melhor que o pai investindo em tecnologia de ponta, Arthur simplesmente opta por manter as tradições, seguindo os conselhos de seu avô que abomina a modernidade. Criado nas salas do estúdio Aardman, responsável por tesouros animados como A Fuga das Galinhas e Wallace e Gromit – A Batalha dos Vegetais, é conflitante a opção que escolheram para o aspecto visual deste longa. Desenvolvido em computação gráfica e optando por efeitos tridimensionais, o filme “suja” a imagem de sua empresa que até recentemente era conhecida pelos trabalhos em stop-motion, aquela técnica de animação de bonecos de massinha tão tradicional e charmosa. Todavia, esse é um detalhe levemente decepcionante, pois a inteligência característica do estúdio na construção de narrativas, cenários e personalidades de personagens continuam impecáveis. A publicidade em torno dos efeitos 3D na época do lançamento só serviu para atender estúpidas exigências de mercado, mas mesmo em um DVD tradicional, por exemplo, a obra não perde de forma alguma suas belas imagens e cores vivas.

Com uma narrativa divertida, leve e bem criativa, a diretora conseguiu reunir todos os elementos necessários para um típico filme natalino e ainda de quebra inovar adicionando conceitos tecnológicos propondo assim uma discussão pertinente aos dias atuais ao mesmo tempo em que esses elementos servem para alimentar o humor da trama. O roteiro, feito em parceria com Peter Baynham, responsável pelos polêmicos Borat e Brüno protagonizados por Sacha Baron Cohen, além de criticar levemente a pressão que a tecnologia faz para penetrar na vida de todos chegando ao ponto de quebrar tradições e tornar certas coisas obsoletas, também foca nos conflitos familiares, mas de forma diferente do que estamos acostumados em longas natalinos. Aqui a família Noel não está às voltas com a ceia ou com os gastos excessivos, mas sim na manutenção  do sistema de entrega de presentes como uma empresa de verdade onde existe hierarquia e as tarefas são divididas de acordo com as competências dos envolvidos. Contudo, a busca incessante em mostrar quão robótica é a relação desse grupo de moradores do Pólo Norte atrapalha um pouco o ritmo da narrativa, diluindo demais o humor em detrimento das alfinetadas. Se temos pontos altos com a alegria e loucura contagiantes do Vovô, por outro lado falta um vilão para dar gás à história ou podemos interpretar que a modernidade faz o papel de antagonista. Operação Presente não é tão inocente quanto antigos desenhos como Rudolph – A Rena do Nariz Vermelho e tão pouco melancólico e emotivo como O Expresso Polar, mas tem seu valor por retratar um pouco do que se tornou o Natal hoje em dia. O comércio impera e isso fica claro na adição na narrativa de uma empresa distribuidora de presentes, algo que faz alusão aos correios que vivem a pressão de milhares de pessoas que desejam que suas encomendas sejam entregues até a noite do dia 24. Os adultos do longa parecem contaminados pela tecnologia, como a Mamãe Noel viciada em internet ou seu filho Steve que manja tudo sobre equipamentos de última geração, mas o pequeno Arthur e seu avô, este já com certos sinais de demência que o deixam infantilizado, estão alheios a esse estranho mundo novo e lutam para manter a tradição em alta. Em suma, além de revitalizar o espírito natalino, a animação também deixa a mensagem que é preciso ter o equilíbrio entre o novo e o velho para atingirmos a perfeição. Ganhe seu vídeo game, computador ou celular, mas nunca se esqueça de agradecer e dar um abraço a quem lhe proporcionou tal alegria, simples gestos que comumente esquecemos diante do apelo das novidades. Feliz Natal! 

Animação - 97 min - 2011 

-->
OPERAÇÃO PRESENTE - Deixe sua opinião ou expectativa sobre o filme
1 – 2 Ruim, uma perda de tempo
3 – 4 Regular, serve para passar o tempo
5 – 6 Bom, cumpre o que promete
7 – 8 Ótimo, tem mais pontos positivos que negativos
9 – 10 Excelente, praticamente perfeito do início ao fim
Votar
resultado parcial...

Nenhum comentário: