quarta-feira, 3 de novembro de 2021

UM CAMINHO PARA RECOMEÇAR


Nota  Durante viagem, pai e filho tentam se entender, mas faltam ingredientes a esse clichê


O que se pode esperar de um filme que logo na introdução deixa claro que o filho de uma lenda do beisebol está tentando seguir os mesmos passos do pai, mas está encontrando dificuldades? Cenas e mais cenas de árduos treinos, brigas com o treinador e amigos provocando e outros dando força para o protagonista chegar a atingir seu grande objetivo. Se você também faz tal ideia, Um Caminho Para Recomeçar pode te surpreender levemente por enfocar o esporte somente na introdução e ao longo da narrativa vez ou outra lembrar que ele é talvez o único gosto em comum entre os personagens principais. Ou talvez nem isso. Na trama escrita e dirigida por Michael Meredith, o jovem Carlton (Justin Timberlake) está tentando seguir carreira no beisebol, assim como seu pai que se tornou uma lenda da modalidade. No entanto, ele não parece motivado nos treinos e está sendo ameaçado de ser cortado de seu time.

Todavia, neste momento as atenções de Carlton estão mais voltadas à saúde da mãe, Katherine (Mary Steenburgen), que sofre de um grave problema cardíaco e precisa se submeter a uma cirurgia o quanto antes. O problema é que a mãe se recusa a assinar o documento que autoriza o procedimento até que ela possa reencontrar o ex-marido, já que acredita que pode vir a falecer. O filho então fica encarregado da difícil missão de promover esse reencontro, mas Kyle Garret (Jeff Bridges) não fala nem mesmo com o rapaz há cerca de cinco anos, mas antes desse sumiço já demonstrava mais apreço pela carreira esportiva que pela própria família. Entrando em contato com o agente do pai, o rapaz descobre que ele está participando de um evento em Ohio e viaja para lá na companhia da amiga Lucy (Kate Mara). Na realidade, eles namoraram por algum tempo, mas a obsessão de Carlton em ser um exímio jogador acabou deixando-o sem tempo para sua vida pessoal, assim eles preferiram se separar e continuar bons amigos. 


O reencontro de pai e filho é cordial, mas sem emoção, todavia, ao saber os motivos da procura Garret concorda em voltar a sua antiga cidade para atender aquele que poderia ser o último desejo da ex-esposa. Tudo que é demais o santo desconfia, no entanto, Carlton acredita que o pai está mudado e confia que ele vai cumprir sua promessa, mas no dia da viagem de avião Garret percebe que perdeu a carteira com seus documentos e não haveria a possibilidade de emitir novos em tempo hábil. Com Katherine já avisada que seu pedido seria atendido, para não desapontá-la, Lucy então sugere que aluguem um carro para o trajeto, mesmo que demorasse mais alguns dias para chegarem. A partir de então o longa segue o estilo road movie, aqueles em que os personagens viajam pelas estradas e geralmente estão cheios de conflitos a resolverem entre eles, assim pai e filho tem a chance de reavaliar o passado e quem sabe traçar novos planos para seus futuros. 

Carlton parece disposto a reatar laços, mas Garret não. A ideia de comprometimento parece assustar o veterano esportista que preferiu abandonar a família para viver com liberdade e ter as mulheres que quisesse, de preferência sem envolvimento sentimental algum. Reclamando de dores e se entupindo de remédios, e em semelhante quantidade de bebidas, o veterano esportista trata de arranjar o máximo de desculpas para atrasar o término da viagem. O marasmo que impera no trajeto dos personagens acaba se refletindo no ritmo do filme que por boa parte do tempo se torna arrastado, ainda que exista uma tentativa de sustentar o enredo com a adição de uma subtrama sobre a possibilidade de Lucy se casar com outro pretendente e assim alimentar o ciúme de Carlton, um gancho desnecessário.


Timberlake segura bem as rédeas como protagonista, conseguindo construir um personagem bem mais crível e interessante que o próprio Bridges que parece atuar neste caso no piloto automático. O papel do veterano tinha tudo para render mais, afinal fica latente seu desânimo ou incômodo em reencontrar a antiga companheira. Meredith poderia ter investido em mais situações forçadas por Garret para tentar fugir da viagem, mas neste caso também haveria o risco do longa se transformar em uma comédia pueril e distante do objetivo inicial. Sabendo que Carlton tem aspirações a ser escritor e com as experiências vividas nesta viagem, é previsível saber como acaba Um Caminho Para Recomeçar, drama leve que tinha potencial para estimular conflitos mais explosivos, mas que de qualquer forma emociona e deixa sua lição de moral. 

Drama - 90 min - 2007

Leia também a crítica de: 

Nenhum comentário: